terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resenha Crítica Escritores da Liberdade e o preconceito racial




Filme: Escritores da Liberdade, 2007, direção de Richard LaGravenese.

Professora enfrenta a realidade de uma turma de adolescentes rebeldes sem perpectivas de futuro e os muda completamente.

O filme Escritores da Liberdade tem a duração média de uma hora e cinquenta minutos. 

A história começa com a professora Erin Gruwell, no seu primeiro dia de aula numa escola com um projeto de integração para alunos imigrantes e afro-latino-americanos.
Os alunos apresentavam agressividade, preconceito entre eles mesmos e um nível de aprendizado muito baixo.
Diante desse desafio, a professora G como era chamada encontrou uma estratégia para uni-los e desenvolvê-los social e intelectualmente.
É possível afirmar que esse filme trata de questões sérias como violência, drogas, pobreza e preconceito racial.
O racismo é o tema mais falado, infelizmente enfrentamos esse problema até hoje, principalmente no ambiente escolar e isso é bem retratado no filme.
O preconceito racial destroi vidas como aconteceu na Segunda Guerra Mundial, durante o regime nazista.
O Diário de Anne Frank também foi usado no filme para falar desse tema: "Primeiro veio a guerra, depois a capitulação, e em seguida a chegada dos alemães, e foi então que começaram, os problemas para os judeus. Nossa liberdade foi seriamente restrita com uma série de decretos antissemitas" (Diario de Anne Frank, 2010, p. 18).
Nossa liberdade ainda está sendo restrita e Hitler nem existe mais!

O filme Escritores da Liberdade é uma drama, baseado em fatos reais, voltado para o público jovem, para educadores, pais e sociedade em geral.

Alunos da 7ª série, turma única da Escola Mun. Dr. Manassés Alves Bezerra.

(Texto coletivo produzido para professora Miryan Jussara L. Lopes na disciplina de Língua Portuguesa. Venturosa, 25/10/2011)