quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Agora é pra valer!


Depois de três simulados, chegou a hora da verdade. Hoje, estudantes do 9º ano da Escola Mun. Dr. Manassés fizeram a prova do SAEPE 2012, agora, sim é pra valer! 

Orientações preliminares

Entrega das Avaliações
Conferindo o SAEPE
Orientações finais
A mesma
O entusiasmo de César

A determinação de David

A concentração de Maria Laura
A delicadeza de Joyciele 

Mesmo de licença-prêmio, Professor Edson passou para desejar boa prova aos meninos!



Gabaritando...
Questões
Questões
A turma da Fênix

Alegria, alegria!!!!

Parabéns 9º ano, parabéns pela dedicação, paciência, força, pelas horas e horas de estudo que ... valeram a pena, né? Agora é só esperar o resultado e colher os frutos vitoriosos de mais uma grande conquista!!!! Estou muito orgulhosa de vocês, amo-os muito! Realmente a lenda da Fênix traduz bem vocês... 



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Feminina de Menina; Masculino de Menino

Esse foi o tema do seminário apresentado pelo 8º ano (7ª série) na Escola Mun. Dr. Manassés Alves Bezerra as turmas do 7º ano (6ª série), inspirados no livro de Márcia Leite, os estudantes informaram aos espectadores as diferenças entre meninos e meninas, o que é puberdade, as transformações físicas, psíquicas e afetivas nos adolescentes, os perigos da adolescência como drogas, gravidez precoce e  DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Confira os trabalhos:
Inspiração

Grupo com o tema "Puberdade: O que é isso?"

Grupo com o tema "Transformações no Corpo Feminino"

Grupo com o tema "Transformações no Corpo Masculino"


Grupo com o tema "Gravidez Precoce"


Os espectadores -  7º "A" e "B"

Grupo com o tema "DSTs"

Grupo com o tema "Drogas, diga não a esse mal"



Clipe: História do Mamute
Os estudantes do 8º ano ainda fizeram um alerta aos espectadores em relação as "certas amizades" passando o clipe da História do Mamute, veja você também:



Por hoje é só, espero que tenham gostado e aprendido muito conosco!!! ;D

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

30 anos de Manassés

A Escola Mun. Dr. Manassés Alves Bezerra completou 30 anos no dia 26/10/2012 e a festa foi nossa! Bolo, declamações de poemas feitos pelos estudantes, contamos também com a presença da Banda Marcial Escola Dr. Manassés e ex-diretores, confira:


Palestras sobre a história da Escola



Depoimentos de estudantes

Declamações de poemas

Relato da Origem da Escola com a Professora Edileuza


Equipe escolar

Banda Marcial Escola Dr. Manassés 


Da esquerda para direita - Everaldo, Almeida, Silvoneide, Franciale 

Ex-diretores e atual diretor

E claro, o carisma dos nossos estudantes queridos não podia faltar!
A escola foi fundada no dia 26 de outubro de 1982 na época do então prefeito Albino Bezerra de Vasconcelos, tendo como primeiro diretor João Bosco Moraes, o qual exerceu sua função  de 1983 à 1986, Silvoneide Bezerra assumiu em 1987, Eliete Paes em 1988 à 1992, Tânia Galindo em 1993 à 1996, Vavá Antunes em 1997, Socorro Silva em 1998,  Jocerluce em 1999 à 2000, Everaldo em 2001 à 2002, Dulce Bezerra em 2003, Franciale da Costa em 2004 e por fim o atual diretor José Adeci de Almeida Filho em 2005 até os dias de hoje.

A escola passou por reforma no ano 1985 na gestão do Prefeito Delmiro Alexandre. Em 21/08/2010 foi submetida à outra grande reforma na gestão do atual Prefeito Eudes Tenório ampliando seu prédio, o qual passou a contar com biblioteca e laboratório de informática.

O nome da nossa escola foi dado em homenagem a Dr. Manassés, geólogo, engenheiro civil, professor universitário, mágico e amigos das crianças.


Simulando o SAEPE

Os estudantes da Escola Mun. Dr. Manassés Alves Bezerra realizaram nesta última quarta (31/10/12) o 3º simulado preparatório para o SAEPE deste ano. O simulado continha 26 questões de Matemática e 26 de Língua Portuguesa divididas em 4 blocos. Confira algumas delas:

(Questão 07 do bloco 1 - Matemática). Num jogo de futebol, compareceram 20.538 torcedores nas arquibancadas, 12.100 nas cadeiras numeradas e 32.070 nas gerais. Naquele jogo, apenas 20% dos torcedores que compareceram ao estádio torciam pelo time que venceu a partida. Qual é o número aproximado de torcedores que viram seu time vencer?
(A) 10.000
(B) 13.000
(C) 16.000
(D) 19.000
(E) 22.000 

(Questão 11 do bloco 2 - Matemática). O custo de uma produção, em milhares de reais, de x máquinas iguais é dado pela expressão C(x) = x² – x + 10. Se o custo foi de 52 mil reais, então, o número de máquinas utilizadas na produção foi
(A) 6
(B) 7
(C) 8
(D) 9 


Texto I
Telenovelas empobrecem o país

Parece que não há vida inteligente na telenovela brasileira. O que se assiste todos os dias às 6, 7 ou 8 horas da noite é algo muito pior do que os mais baratos filmes “B” americanos. Os diálogos são péssimos. As atuações, sofríveis. Três minutos em frente a qualquer novela são capazes de me deixar absolutamente entediado – nada pode ser mais previsível.
Antunes Filho. Veja, 11/mar/96.

Texto II
Novela é cultura

Veja – Novela de televisão aliena?

Maria Aparecida – Claro que não. Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeira obras de arte.
Veja, 24/jan/96.

(Questão 11 do bloco 3 - Língua Portuguesa). Com relação ao tema “telenovela”
(A) nos textos I e II, encontra-se a mesma opinião sobre a telenovela.
(B) no texto I, compara-se a qualidade das novelas aos melhores filmes americanos.
(C) no texto II, algumas telenovelas brasileiras são consideradas obras de arte.
(D) no texto II, a telenovela é considerada uma bobagem.

O ASNO, O LEÃO E RAPOSA
O Asno e a Raposa, tendo feito um acordo de proteção mútua, entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe, quando encontraram um Leão. A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este desse sua palavra de honra que ela própria não seria molestada. Diante do compromisso assumido pelo Leão, a Raposa atraiu o Asno até uma profunda gruta e o convenceu a entrar lá dentro.
O Leão, vendo que o Asno já estava assegurado, atacou a Raposa e, quando achou mais conveniente, atacou o Asno.
Fábula de Esopo.
(Questão 11 do bloco 4 - Língua Portuguesa). Leia novamente o trecho:
“A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este desse sua palavra de honra que ela própria não seria molestada.” A palavra este refere-se ao
(A) Leão.
(B) Asno.
(C) perigo iminente.
(D) acordo com o Leão.

As questões aplicadas nos 3 simulados foram retiradas dos bancos de dados da Prova Brasil, Revista Pedagógica SAEPE/2011 e SARESP/2009. Acompanhe  também as imagens do evento:









A prova do SAEPE na nossa escola está agendada para ser aplicada no dia 21/11/12. Boa prova !