sexta-feira, 25 de novembro de 2016

2º Simulado Preparatório para o SAEPE 2016 do 9º ano de Ensino Fundamental


 Hoje, realizamos na Escola Mun. Dr. Manassés, o 2º Simulado preparatório para o SAEPE 2016 com os estudantes do 9º ano, os quais depois de três semanas revisaram exaustivamente os descritores abaixo: 
 TÓPICOS E SEUS DESCRITORES - Língua Portuguesa
TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA

D6 -  Localizar informação explícita em um texto.
D7 - Inferir informação em um texto.
D8 -  Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
D9 -  Identificar o tema central de um texto.
D10 -  Distinguir fato de opinião relativa a fato.
D11 - Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.

TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D12 -  Identificar o gênero do texto.
D13 -  Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

   

   TÓPICO III – RELAÇÕES ENTRE TEXTOS

D14 -  Reconhecer semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma temática.

TÓPICO IV - COESÃO E COERÊNCIA

D16 - Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
D17 - Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto marcadas por conjunções ou advérbios.
D18 -  Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade.
D19 -  Identificar a tese de um texto.
D21  - Reconhecer o conflito gerador e os elementos de uma narrativa.
D27 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

TÓPICO V - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D22 - Identificar efeitos de humor e/ou ironia no texto.
D23 -  Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
D24 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
D25- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.

TÓPICO V I- VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D26 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.

                          TÓPICOS E SEUS DESCRITORES - Matemática
GEOMETRIA 
D1 - Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. 
D2 -  Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações. 
D3- Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 - Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. 
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 - Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos. D7-  Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram. 
D8 - Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). 
D9 - Resolver problema utilizando relações métricas no triângulo retângulo. 
D10 - Resolver problema utilizando razões trigonométricas no triângulo retângulo.
D11 - Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. 

GRANDEZAS E MEDIDAS 
D12 -  Resolver problema envolvendo o perímetro de figuras planas.
D13 - Resolver problema envolvendo área de figuras planas. 
D14 - Resolver problema envolvendo noções de volume. 
D15 - Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida. 

NÚMEROS E OPERAÇÕES/ÁLGEBRA E FUNÇÕES 
D16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica. 
D18 - Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D19 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
D21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. 
D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. 
D23 - Resolver problemas utilizando frações equivalentes. 
D24 -  Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos. D25 - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 
D26 - Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). 
D27 - Resolver problema que envolva porcentagem. 
D28 - Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. 
D29 - Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema. 
D30 - Resolver problema que envolva equação do 1º grau. 
D31 - Identificar a equação do 2º grau que expressa um problema.
D32 - Resolver problema que envolva equação do 2º grau. 
D33 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões). 
D34 - Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema. 

ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E COMBINATÓRIA 
D35 - Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem. 
D36 - Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento. 
D37 - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D38 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
Agora, confira os percentuais de acertos do 2º simulado no quadro comparativo de desempenho dos dois simulados realizados:                       

                           Estudante
Português
Matemática
1º Simulado     2ºSimulado
1º Simulado     2ºSimulado
Ademilson P. da Silva Filho
46%
58%
58%
38%
Aiane V. de Andrade Souza
57%
54%
42%
34%
Alan Beserra Moreira
50%
61%
65%
65%
Alex Beserra Moreira
76%
65%
47%
31%
Clebson de Paiva Gomes
69%
88%
54%
19%
Diane Almeida S. Bezerra
61%
65%
42%
54%
Edneli Avelino da Silva
65%
61%
19%
23%
Gabriely J. M. dos Santos
65%
81%
35%
15%
Grasiela Siqueira da Silva
61%
61%
38%
4%
Graziely Bezerra de Melo
38%
73%
46%
34%
Jane Maria da Silva
38%
46%
29%
31%
Jayanne Maria da Silva
50%
50%
30%
21%
João Douglas B. da Silva
42%
42%
35%
31%
João Pedro G. de Araujo
50%
58%
30%
31%
José Francisco da S. Júnior
50%
50%
65%
34%
Juliene Souza da Silva
61%
65%
42%
38%
Kaline Alves da Silva
88%
77%
61%
54%
Lais Alves Ferreira
38%
50%
42%
23%
Larissa X. Pereira Cavalcanti
53%
58%
38%
31%
Letícia Leal Bezerra
76%
92%
54%
50%
Lucas Daivid Pereira da Silva
38%
69%
38%
54%
Lucielly de Melo
46%
42%
30%
34%
Lucimara da Silva Oliveira
38%
50%
23%
23%
Maria Aline A. dos Santos
84%
69%
65%
34%
Matheus dos Santos Silva
46%
58%
27%
31%
Páblo de Almeida Barros
76%
81%
46%
27%
Raniely Bezerra da Silva
61%
FALTOU
50%
FALTOU
Renata Henrique da Silva
30%
58%
38%
19%
Ruan Pablo Ferreira da Silva
88%
88%
50%
54%
Samara Ferreira da Silva
65%
58%
23%
23%
Sára Taís Henrique de Araújo
84%
42%
38%
42%
Valdilene Dias de Melo
57%
73%
47%
23%