quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Simulando o SAEPE

Os estudantes da Escola Mun. Dr. Manassés Alves Bezerra realizaram nesta última quarta (31/10/12) o 3º simulado preparatório para o SAEPE deste ano. O simulado continha 26 questões de Matemática e 26 de Língua Portuguesa divididas em 4 blocos. Confira algumas delas:

(Questão 07 do bloco 1 - Matemática). Num jogo de futebol, compareceram 20.538 torcedores nas arquibancadas, 12.100 nas cadeiras numeradas e 32.070 nas gerais. Naquele jogo, apenas 20% dos torcedores que compareceram ao estádio torciam pelo time que venceu a partida. Qual é o número aproximado de torcedores que viram seu time vencer?
(A) 10.000
(B) 13.000
(C) 16.000
(D) 19.000
(E) 22.000 

(Questão 11 do bloco 2 - Matemática). O custo de uma produção, em milhares de reais, de x máquinas iguais é dado pela expressão C(x) = x² – x + 10. Se o custo foi de 52 mil reais, então, o número de máquinas utilizadas na produção foi
(A) 6
(B) 7
(C) 8
(D) 9 


Texto I
Telenovelas empobrecem o país

Parece que não há vida inteligente na telenovela brasileira. O que se assiste todos os dias às 6, 7 ou 8 horas da noite é algo muito pior do que os mais baratos filmes “B” americanos. Os diálogos são péssimos. As atuações, sofríveis. Três minutos em frente a qualquer novela são capazes de me deixar absolutamente entediado – nada pode ser mais previsível.
Antunes Filho. Veja, 11/mar/96.

Texto II
Novela é cultura

Veja – Novela de televisão aliena?

Maria Aparecida – Claro que não. Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeira obras de arte.
Veja, 24/jan/96.

(Questão 11 do bloco 3 - Língua Portuguesa). Com relação ao tema “telenovela”
(A) nos textos I e II, encontra-se a mesma opinião sobre a telenovela.
(B) no texto I, compara-se a qualidade das novelas aos melhores filmes americanos.
(C) no texto II, algumas telenovelas brasileiras são consideradas obras de arte.
(D) no texto II, a telenovela é considerada uma bobagem.

O ASNO, O LEÃO E RAPOSA
O Asno e a Raposa, tendo feito um acordo de proteção mútua, entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe, quando encontraram um Leão. A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este desse sua palavra de honra que ela própria não seria molestada. Diante do compromisso assumido pelo Leão, a Raposa atraiu o Asno até uma profunda gruta e o convenceu a entrar lá dentro.
O Leão, vendo que o Asno já estava assegurado, atacou a Raposa e, quando achou mais conveniente, atacou o Asno.
Fábula de Esopo.
(Questão 11 do bloco 4 - Língua Portuguesa). Leia novamente o trecho:
“A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo: iria ajudá-lo a capturar o Asno se este desse sua palavra de honra que ela própria não seria molestada.” A palavra este refere-se ao
(A) Leão.
(B) Asno.
(C) perigo iminente.
(D) acordo com o Leão.

As questões aplicadas nos 3 simulados foram retiradas dos bancos de dados da Prova Brasil, Revista Pedagógica SAEPE/2011 e SARESP/2009. Acompanhe  também as imagens do evento:









A prova do SAEPE na nossa escola está agendada para ser aplicada no dia 21/11/12. Boa prova ! 

3 comentários: